Imagem capa - O meu site precisa de um blog? por Diego Augusto Durante
Artigos

O meu site precisa de um blog?

Sim! Quanto mais conteúdo você oferecer para o seu cliente, mais fácil ele fecha negócio!


Quando decidi criar o meu site para divulgar o meu trabalho como designer freelancer, fiquei pensando nas inúmeras maneiras de ter mais visibilidade na internet. Criei o meu  Instagram voltado para o meu portfólio, criei o meu site para expandir as oportunidades de mostrar o meu trabalho e pensei: porque não criar um blog para poder ajudar a responder às dúvidas dos meus possíveis clientes? As mídias sociais são ótimas para divulgar os trabalhos, mas é preciso sim de um espaço em que eu possa ter mais autonomia e liberdade para poder abordar outros assuntos do universo em que eu trabalho.


Como ter mais visibilidade na internet


Um blog é um espaço como esse, atrelado ou não a um site, em que você pode produzir os mais diferentes tipos de conteúdos que fazem parte do universo do seu cliente. Esse canal é uma das maneiras mais eficientes para que o seu público desejado chegue até você por meio de conteúdos que podem educar, apresentar soluções e oportunidades que a pessoa busca. Por exemplo, você, que pode ter chegado aqui por meio deste artigo sobre blogs, mas descobriu que o meu trabalho pode ser essencial para dar mais visibilidade para o seu negócio por meio de uma nova identidade visual.


A importância da identidade visual


O que um bom blog precisa?

Para ter um bom blog você precisa:


1. Conhecer o seu público-alvo: saber quem eles são, onde eles vivem, quais são os seus hábitos e principalmente, as suas pesquisas que eles podem fazer em relação ao produto ou serviço que você oferece.



2. Ter editorias bem definidas: a partir do momento que você conhece o seu público-alvo, você define as editorias que vão fazer parte do seu blog e os temas que você irá abordar. Por exemplo: como o meu foco é trabalhar com micro e pequenos empreendedores que podem estar buscando uma identidade visual mais profissional para o seu negócio, eu posso abordar temas como marketing, branding e até sobre as dificuldades do empreendedorismo.



3. Ter um bom redator trabalhando junto com você: apesar de trabalhar no mundo de Marketing e ter um bom conhecimento e experiência com redação de textos, a minha especialidade é design gráfico. Por isso, contratei a Lure.Digital, uma agência com foco em produção de conteúdos para o mundo online, para redigir os textos do meu blog. Assim, juntos, construímos uma série de pautas que podem contribuir para me ajudar a ter mais destaque no blog e também ajudar os meus possíveis clientes a terem seus problemas resolvidos. Quando você apresenta soluções e até ensina uma pessoa sobre algo, você cria relacionamento e esse é um dos principais fundamentos que você precisa ter com os seus clientes: uma troca e relação de confiança.


Agora que você já sabe da importância sobre os blogs para a visibilidade do seu negócio, que tal aproveitar para conhecer o meu trabalho como designer?